Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Esclarecemos algumas das principais dúvidas sobre gestação e maternidade.

Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
Em geral, após três semanas de gestação, já é possível perceber alguns sintomas, como vômitos, náuseas, tonturas, enjoos e alteração na região abdominal. Mas os indícios podem ser bem diferentes de uma mulher para outra, como o tipo, a intensidade e o tempo de manifestação. Na maioria dos casos, um sinal evidente é o atraso da menstruação.
Enquanto está amamentando, a mulher pode engravidar?
Sim, há uma chance. Por volta do segundo mês após o parto, a mulher pode voltar a ovular. Por isso, é importante perguntar ao ginecologista qual é o melhor método anticoncepcional para esse período, pois a opção escolhida não deve ter nenhuma influência negativa na saúde do bebê.
Quanto tempo depois do parto é possível voltar a ter relações sexuais?
Recomenda-se que as relações sexuais sejam retomadas cerca de quatro a seis semanas depois do nascimento do bebê, conforme a recuperação da mulher e o tipo de parto realizado.
Estou no início da gestação e tive um pequeno sangramento seguido de cólica. Isso é normal?
Cada caso é um caso. Pequenos sangramentos no início da gravidez podem ser fisiológicos ou não. Para tirar qualquer dúvida – ou seja, saber se há ou não ameaça de abortamento –, procure seu médico para realizar um exame chamado ecográfico transvaginal.
O que posso fazer para reduzir os enjoos?
Evite comidas condimentadas e grandes refeições. Duas dicas bastante úteis: opte por alimentos mais secos e cumpra intervalos de duas ou, no máximo, três horas entre as refeições. Se o enjoo surge já pela manhã, ao escovar os dentes, deixe para fazer a higiene bucal após o desjejum.
Quando minha barriga vai começar a aparecer?
A barriga começa a se tornar mais saliente a partir do quinto mês de gestação.
Com quantos meses posso saber o sexo do bebê?
O mais comum é saber o sexo da criança na 16ª semana com o uso do ultrassom, embora existam exames mais específicos, que permitem descobrir isso antes, já a partir do segundo mês de gravidez.
Quando vou começar a sentir o bebê mexer?
Gestantes de primeira viagem costumam sentir os movimentos fetais a partir da metade da gravidez, o que significa quatro meses e meio, ou 20 semanas. As que já engravidaram antes costumam perceber esses movimentos mais cedo, em geral em torno dos quatro meses.
Tenho tido muitas dores nas costas. O que posso fazer para aliviá-las?
Massagens e repouso são bem-vindos. Lembre-se de que a coluna vertebral é bastante sobrecarregada durante a gestação. Se as dores forem insuportáveis, pode-se ainda utilizar analgésicos. Mas, diante de um quadro de dor persistente, é importante averiguar se não há nenhum problema de coluna mais grave.
O que faço para reduzir a azia?
Procure fracionar sua alimentação. Ou seja, coma menos quantidades mais vezes. Evite gorduras e prefira alimentos de fácil digestão, como cereais, frutas, verduras e legumes.
Não consigo evacuar. Existe solução para isso? Posso tomar algum remédio?
A primeira recomendação é ingerir fibras, muitas fibras, e água. Atividade física de baixa intensidade também é recomendável. Se não funcionar, seu médico pode indicar remédios laxativos naturais, que podem ser diluídos em água ou suco.
Estou sentindo muita preguiça e sono. Tudo bem?
A gestante está inundada em progesterona, e isso determina uma série de alterações em seu organismo, entre as quais o aumento do sono e a preguiça. Faz parte!
Como sei que estou entrando em trabalho de parto?
Quando começam as contrações. O abdômen endurece e você sente dores por entre 30 e 40 segundos a cada cinco minutos. Parece cólica. Outro sinal é o rompimento da bolsa. Vá para a maternidade também se o bebê passar a se mexer menos que o habitual.