13 Setembro

13 de Setembro – Dia Mundial da Sepse

O dia 13 de Setembro foi escolhido como uma data de conscientização e educação sobre esta enfermidade, ainda desconhecida por muitas pessoas.

Ao longo de toda a história da Medicina, a Sepse e o choque séptico permaneceram como condições de extrema gravidade e sem possibilidade de tratamento eficaz. O Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse no mundo. Em anos recentes, o conhecimento científico acumulado permitiu pela primeira vez estabelecer um conjunto de medidas que reduzem a mortalidade e os custos hospitalares. A Campanha de Sobrevivência à Sepse tornou-se um marco na luta contra essa síndrome.

Mas afinal, o que é Sepse?

Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada, na verdade, trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Atualmente a Sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI). A Sepse mata mais do que o infarto do miocárdio e do que alguns tipos de câncer.

O nosso país tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo pela Sepse. Estima-se que 400 mil novos casos são diagnosticados por ano e 240 mil pessoas morrem anualmente.

Quem mais tem risco de Adquirir Sepse?

Prematuros; crianças abaixo de um ano; idosos acima de 65 anos; pacientes com câncer, AIDS ou que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo, pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes; usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas. MAS ATENÇÃO: Qualquer pessoa pode ter Sepse.

Como a Sepse pode ser diagnosticada?

Embora não existam sintomas específicos, todas as pessoas que estão passando por uma infecção e apresentam febre, aceleração do coração (taquicardia), respiração mais rápida (taquipneia), fraqueza intensa e tonteiras e pelo menos um dos sinais de gravidade, como pressão baixa, diminuição d quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou ficam confusos (principalmente os idosos) devem procurar imediatamente um serviço de emergência ou o seu médico.

Quais os tipos de infecção podem evoluir para Sepse?

Qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para Sepse. As mais comuns são a pneumonia, infecções na barriga e infecções urinárias. Por isso quanto menor o tempo com infecção, menor a chance de surgimento da Sepse. Para tal, o tratamento rápido das infecções é uma estratégia que deve ser adotada.

O Tratamento da Sepse exige recursos sofisticados?

Não. A maioria das medidas eficazes para tratamento da Sepse pode ser realizadas com o treinamento dos profissionais de saúde, utilizando recursos disponíveis na maioria das unidades de saúde.

Como é o tratamento?

O principal tratamento da Sepse é administrar antibióticos pela veia o mais rápido possível. Podem ser necessários oxigênio, líquidos na veia e medicamentos que aumentem a pressão arterial. A diálise pode ser necessária se os rins pararem de funcionar. Um aparelho de respiração artificial pode ser utilizado em caso de dificuldade respiratória grave.

É possível prevenir a Sepse?

O risco de Sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, respeitando-se o calendário de vacinação. Uma higiene adequada das mãos e cuidados com o equipamento médico podem ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à Sepse. Mas atenção: ela não acontece só por causa de infecções hospitalares. Assim, bons hábitos de saúde podem ajudar. Outra dica importante é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.

Campanha de prevenção da infecção nas UTIs

A ação sobre o Dia Mundial da Sepse é parte da campanha permanente sobre prevenção das infecções em UTIs promovida pela AMIB. O principal objetivo é conscientizar profissionais de saúde e a população em geral sobre o problema.

Fonte: ILAS (Instituto Latino Americano de Sepse)