NOTÍCIAS

14 Setembro

O perigo das Fake News para nossa saúde

Com a evolução da internet e a acessibilidade maior, as Fake News - expressão em inglês que significa notícias falsas, tem tido um impacto maior nos últimos tempos. Esse tipo de informação tem ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas, com a popularização das redes sociais e de aplicativos de mensagens. Mas o que para uns pode ser uma brincadeira, na verdade pode ter um impacto negativo sério, sobretudo na área da saúde.

As vacinas são um dos principais alvos de fake news. E o medo gerado por conta dessas notícias falsas pode ter graves consequências, como o retorno de doenças já eliminadas e morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação.

No último mês o Ministério da Saúde apostou em mais um canal direto para garantir informações confiáveis sobre saúde, o WhatsApp. Qualquer cidadão brasileiro poderá adicionar gratuitamente no celular o WhatsApp do Ministério da Saúde — (61) 99289-4640. O canal tem objetivo de falar diretamente com os usuários e funciona assim: as mensagens são recebidas, apuradas junto com as áreas técnicas e depois o usuário é respondido. O novo canal é apenas para recebimento dessas demandas e não deve ser utilizado como tira dúvidas dos usuários do SUS.

As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. 

Você pode conferir clicando AQUI

Assim, o ministério entendeu que as pessoas que compartilham esses conteúdos falsos com amigos e familiares sem verificar a veracidade da informação, podem contar com esse canal, evitando a proliferação dessas mentiras, que acabam criando correntes de desinformação de todo os tipos, desde informações científicas até temas apelativos sobre vida e morte, engordar e emagrecer, entre tantos outros.


Como identificar uma fake news

Há diferença entre boato e fake news? 

A diretora de Estratégia Digital da agência FSB Comunicação, Érika Abe, explica que, a rigor, o boato é um tipo de fake news, quando se entende apenas como uma mensagem falsa. “Notícia falsa é um boato, um mito, uma lenda urbana. Mas o que hoje a gente chama de fake news é a notícia que tenta beneficiar alguém, prejudicando outra pessoa”, alerta Abe. Ela explica, ainda, que, para o leitor desatento, esses tipos de notícias se passam por verdadeiras. Portanto, tenha senso crítico ao ler uma notícia e leia todo material e não apenas o título e subtítulo.

Há vários tipos da fake news: texto verdadeiro, mas título e subtítulos falsos; texto e título verdadeiros, mas foto falsa; tudo falso; entre outros. Nem sempre é fácil avaliar. Mas seguindo algumas dicas você pode avaliar a veracidade de uma notícia antes de ir compartilhando nas redes sociais e em aplicativos de celular.


Fonte: Ministério da Saúde