NOTÍCIAS

15 Outubro

10 dicas para manter a saúde do professor

Não é fácil! Professores falam por horas seguidas. Por falta de orientação, repetem movimentos que podem prejudicar a coluna. Sem falar nas situações de estresse. Hoje, 15 de Outubro, dia do Professor, listamos 10 dicas práticas de especialistas para preservar a saúde de quem se dedica a ensinar:


1 - Mantenha a boa postura da coluna e do corpo em pé.

Crie o hábito de vigiar a maneira como o corpo fica ao longo do dia e tente se lembrar de boas práticas. Reveze os momentos em pé e sentado. Quando estiver em pé, mantenha os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Procure usar roupas e sapatos confortáveis. Roupas largas ajudam circulação do sangue e na mobilidade.


2 - Faça agachamentos corretos.

Se for necessário agachar repetidas vezes (em especial na Educação Infantil), flexione joelhos, não curve a coluna e mantenha os pés afastados e voltados  para frente. Dessa forma é mais fácil manter o equilíbrio.


3 - Mantenha postura confortável no computador.

Sentado de frente ao computador, procure ficar alinhado. Deixe o monitor na altura dos olhos, quadril próximo do encosto, antebraços apoiados e cotovelos posicionados na altura da mesa. Como opção, é válido usar almofadas no assento para ajustes e usar apoio para os pés.


4 - Evite desgastes desnecessários  da voz.

Diminua ruídos externos que podem forçar o aumento do volume da sua voz. Feche portas e janelas desnecessariamente abertas, por exemplo.


5 - Mantenha hábitos de manutenção da voz.  

Para hidratar as cordas vocais, tome bastante água. Especialistas pedem moderação no uso de pastilhas porque alguns tipos podem ser prejudiciais. Se a estrutura da escola permitir, use acessórios como microfones nas salas de tamanho maior.


6 - Pratique atividades físicas regularmente.

Reservar um tempo para praticar atividades físicas durante a semana é valioso para manter a energia nas aulas. Caminhar 30 minutos por dia, por exemplo, pode trazer grandes benefícios no combate à obesidade, melhorar o humor e evitar doenças.


7 - Cultive hobbies.

É vital manter atividades prazerosas fora do ambiente de trabalho.  Mesmo com uma rotina atribulada, reserve um tempo para hobbies: ler, ouvir música, artesanato, jardinagem, fotografia. Além da função relaxante, essas atividades podem acrescentar no exercício da profissão e contribuem na prevenção de problemas psicológicos.


8 - Diminua  o ambiente de estresse com planejamento.

Para prevenir desgastes, a organização e o planejamento da aula facilitam o controle disciplinar da turma. Proporcionar um ambiente mais democrático, por exemplo, pode atrair a confiança dos alunos. Aproveite os momentos de troca de informações com outros professores para dosar o nível de preocupações. Invista em proporcionar boas relações no ambiente escolar.


9 - Identifique sinais de depressão e busque apoio especializado.

Uma pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) de 2012 revela que 40% dos docentes afastados por problemas de saúde tiveram algum tipo de transtorno psiquiátrico, principalmente depressão e ansiedade. Por vergonha, preconceito ou por não mensurar o tamanho do problema, a pessoa com depressão nem sempre procura ajuda médica (psicólogos, psiquiatras) no início do transtorno. Esse apoio especializado é determinante para combater a doença.


10 - Identifique materiais que trazem alergia e, se possível, substitua.

Vilão da alergia de muitos professores, o giz ainda é utilizado em salas de aula. Seu material cáustico pode ser a causa ou o agravante de dermatites de contato, além de facilitar alergias respiratórias, rinites e crises de tosse. Procure usar outros recursos quando possível. Para diminuir os problemas decorrentes do uso de giz, utilize hidratantes nas mãos e beba bastante água.


Fonte: Portal Nova Escola