21 Novembro

A importância da Homeopatia

O Dia Nacional da Homeopatia é comemorada anualmente em 21 de Novembro. A data homenageia a instauração da técnica da homeopatia no Brasil, e serve para informar as pessoas sobre os benefícios do tratamento homeopático.

A Homeopatia, diferente dos métodos tradicionais, não se foca no problema, e sim no indivíduo como um todo, de modo a buscar o que o individualiza, e acaba muitas vezes causando o problema que a pessoa deseja solucionar.

O médico que se especializa em Homeopatia, além de todo o conhecimento da medicina tradicional, possui também capacitação para examinar e tratar o paciente sob uma visão diferenciada, pois a Homeopatia busca os sintomas e sinais das doenças, partindo do princípio de que ela existe devido a um desequilíbrio do organismo através da energia vital, isto é, a energia organizadora de todos os sintomas. Quando o organismo está em equilíbrio às defesas funcionam melhor, o suficiente para não permitir o surgimento de doenças, sejam elas orgânicas ou psíquicas.

É mito de que os remédios Homeopáticos funcionam apenas em longo prazo. Eles funcionam de maneira imediata, melhorando assim com o tempo. Porque o objetivo da Homeopatia é chegar ao equilíbrio. Para se chegar a isto é necessário tempo. Porém os resultados já são percebidos de imediato.

Sobre efeitos colaterais, a Homeopatia é considerada como uma “terapia sem efeitos colaterais”, isso ocorre, porque cada medicamento foi realizado exclusivamente para determinado paciente. Por isso os casos de efeitos colaterais são raros. Acontecem somente se alguém ingerir um medicamento que não foi feito para ela ou então porque o indivíduo não buscou um médico especializado.

É recomendado que os medicamentos fiquem longe de aparelhos eletrônicos, pois existe toda uma preparação energética nos medicamentos, que podem ser alteradas se o mesmo estiver perto de tais aparelhos como os celulares por exemplo. Dois inimigos conhecidos destes medicamentos é a hortelã e a cânfora, pois ambas cortam o efeito dos remédios.

Além do mais a Homeopatia é um tratamento totalmente natural, fortalecedor na relação entre médico e paciente, sendo esse um dos elementos primordiais da terapia, promovendo as humanizações na atenção, estimulando assim a autonomia do paciente e o autocuidado, atuando em doenças crônicas não transmissíveis, alergias, transtornos psicossomáticos, doenças respiratórias entre outras. A Homeopatia assim ajuda a diminuir expressivamente a demanda nos hospitais.

ATENÇÃO: Os remédios Homeopáticos podem ser utilizados junto com os Alopáticos. Por isso, pacientes com diabetes, por exemplo, não devem deixar de utilizar os seus medicamentos e utilizar somente os homeopáticos. Os medicamentos Alopáticos devem continuar a ser utilizados.

Fonte: Portal Educação