NOTÍCIAS

27 Novembro

Combate ao Câncer: 6 mudanças de hábitos essenciais para vencer a doença!

Vencer o câncer é possível! No Dia Nacional de Combate ao Câncer, o combate à doença ganha ainda mais força e motivos para as pessoas acreditarem que acabar com esse mal passa muito pela forma como encaramos a vida. Por isso, o INCA apresenta 6 hábitos saudáveis para praticarmos no dia a dia e que ajudarão, principalmente em relação à prevenção, a diminuir a ocorrência desse problema.

Assim como o câncer afeta cada um de diferentes formas, todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto da doença. Segundo o INCA, estima-se que um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas. Veja as dicas que o INCA publicou em seu site oficial .


6 hábitos saudáveis para combater o câncer


Estilo de vida: 

Escolher opções saudáveis em seu cotidiano, evite os vícios, como não fumar. Pratique atividades físicas regularmente, consuma alimentos e bebidas saudáveis e reduza a exposição à radiação ultravioleta do sol.


Manter o peso adequado

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar as medidas por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.


Alimentação saudável: 

A dieta deve ser variada, equilibrada, saborosa, além de respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Dê preferência às frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões, que são os principais alimentos protetores.


Praticar atividade física:

 Os exercícios consistem na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.


Exposição ao sol: 

É preciso evitar a exposição solar das 10h às 16h. Caso não seja possível, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações, como marquises.


Crie bons ambientes: 

Escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.


Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer)