NOTÍCIAS

08 Janeiro

15 ações saudáveis para realizar em 2019

Em toda virada de ano fazemos reflexões sobre tudo o que foi feito ou deveria ter sido feito nos últimos meses. Com o balanço, acabamos percebendo que muitas coisas acabaram não sendo realizadas como se esperava. Por isso, para seguir com objetivos certeiros no ano que está começando, a criação de listas de resoluções pode ajudar bastante. Mas, nesses momentos, você costuma adicionar sua saúde na lista de objetivos?

Pensando nisso, criamos uma lista especial de 15 ações saudáveis para seguir nos próximos meses. Atitudes simples podem proporcionar uma vida mais saudável para você e também para as pessoas que te rodeiam. Confira algumas dessas dicas e tenha um 2019 repleto de saúde:

 

1 – Melhore sua alimentação

O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.


2 – Cuide da sua saúde mental

Para fazer diferente e mudar a trajetória da vida é importante estar com a saúde mental em dia. Confira cinco dicas para te ajudar nessa jornada.


3 – Diminua o consumo de álcool

O uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Reduzir o consumo de álcool pode ser muito benéfico para sua saúde.


4 – Pare de fumar

O SUS disponibiliza uma série de recursos para apoiar a pessoa que deseja sozinha parar de fumar. O tratamento é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. 


5 – Lave sempre as mãos

Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais instrumentos contra epidemias. Uma simples atitude que pode te salvar de infecções no próximo ano.


6 – Previna a Hipertensão

Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode ser vista como o “mal do século”. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada de acordo com nossos hábitos de vida.


7 – Evite o estresse excessivo no trabalho

Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode evoluir para problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout. Aproveite o novo ano para evitar o esgotamento profissional.


8 – Coloque a vacinação em dia

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No novo ano, não dê ouvidos às notícias falsas e vacine-se.


9 – Não se automedique

A cultura da automedicação brasileira deve ser evitada em todas as situações, mas, no caso de suspeitas de doenças relacionadas ao Aedes, a situação pode ser mais grave. Por isso, evite sempre a automedicação.


10 – Não compartilhe Fake News

As notícias falsas têm ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas. Na saúde, o medo gerado por conta dessas notícias falsas pode ter graves consequências, como o retorno de doenças já eliminadas e morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação.


11 – Se torne um Doador de Sangue

Quer fazer algo altruísta no próximo ano? Doar é um ato de solidariedade. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Lembre que existe sempre alguém precisando de você. Ainda precisa de mais algum motivo? Doando sangue você ainda tem direito a um dia de folga no trabalho.


12 – Se torne um Doador de Órgãos

A doação de órgãos também é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. No próximo ano, se torne um doador de órgãos e avise a sua família.


13 – Previna as Infecções Sexualmente Transmissíveis

Use sempre camisinha! O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites virais B e C.


14 – Lute contra o preconceito com pessoas vivendo com HIV

Mais de 35 anos após a confirmação do primeiro caso de Aids no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a doença. Se informe e ajude na luta contra o preconceito com pessoas vivendo com HIV.


15 – Se mobilize para combater o Aedes aegypti

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. No próximo ano, convoque sua família e seus vizinhos para essa batalha.


Referencia: Ministério da Saúde