NOTÍCIAS

09 Janeiro

Terapia de Casal

Com passar do tempo, o relacionamento conjugal passa por transformações. Muitas vezes passa despercebido devido a vida corrida do dia a dia, a chegada dos filhos, a falta de comunicação entre os cônjuges, os medos e anseios que ambos sentem e não conseguem expressar. Em sua grande maioria não sabem o que fazer para melhorar o relacionamento, e isto pode gerar muitos conflitos, ou até mesmo o fim do relacionamento. Escutamos por diversas vezes amigos e familiares contarem das suas insatisfações conjugais. As dinâmicas dos relacionamentos amorosos são bastante singulares e funcionam ou não dependendo do comportamento e das expectativas dos envolvidos. A terapia de casal tem a função de identificar o que não está funcionando bem no relacionamento. Através da comunicação entre as partes, o psicólogo pode auxiliar o casal a identificar os conflitos e sentimentos dentro da relação e a partir disto determinar quais mudanças são desejáveis, tanto no modo de se relacionar, como mudanças individuais. Assim, o casal torna-se consciente de pontos de vista e modos de interagir e de se comunicar, no intuito de criar uma relação mais saudável.


Quando procurar por terapia de casal?

Os casais buscam essa opção de terapia quando estão insatisfeitos com o casamento ou quando querem retomar a intimidade perdida. Não há regras no que diz respeito ao momento certo, já que cada casal tem suas necessidades e seu modo de relacionar. Para alguns, a decisão surge quando a comunicação está extremamente falha ou diante de uma possibilidade de separação. Outros casais, optam pela terapia conjugal ao perceberem sinais iniciais de desgaste no relacionamento.


É preciso estar casado para optar por essa terapia?

Não, o que é regra nesse caso é que ambos concordem e aceitem o processo.


Casais homossexuais também podem se beneficiar da terapia de casal?

Obviamente que sim. Os mecanismos psíquicos dos relacionamentos amorosos são os mesmos, independentemente da orientação sexual.


Terapia de casal “conserta” ou termina de vez o que está ruim?

O objetivo é chegar ao melhor para o casal, independente do desfecho. A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento. Algumas vezes pode haver possibilidade de reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um. Mas, outras vezes um relacionamento resiste apenas baseado numa crença de que os casamentos são indissolúveis, que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento inadequado do outro sem questionar a manutenção da relação, mesmo que isso aniquile todo o equilíbrio interno de uma ou mesmo das duas partes. Outras vezes uma das partes simplesmente não aceita o término de algo, que já acabou há muito tempo, talvez por não se permitir algo diferente.


No que a terapia de casal pode ajudar?

• Melhorar a comunicação;

• Identificar objetivos comuns;

• Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação;

• Aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento;

• Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso;

• Acabar com a competição;

• Entender as necessidades do outro;

• Superar a infidelidade ou traição;

• Melhorar a vida sexual;

• Melhorar a qualidade geral do relacionamento e ação conjugal.


Fonte: Revista Saúde