NOTÍCIAS

04 Fevereiro

Dia Mundial de combate ao câncer: Adote 8 mudanças de hábito para afastar o risco da doença

4 de Fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, a data foi criada com a missão de lembrar a todos sobre a importância de ter hábitos saudáveis e de como o diagnóstico precoce é eficaz no controle da doença.

Muitas pessoas acreditam que o câncer não pode ser evitado de nenhuma forma, como se fosse uma doença definitiva na vida do paciente, o que não é verdade. Uma rotina equilibrada e saudável é uma grande aliada na prevenção do câncer. O importante é cultivar um pensamento em longo prazo, ou seja, cuidar da saúde agora para colher os benefícios no futuro.

De acordo com o oncologista Riad Younes, professor e diretor do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os casos de câncer aumentam com o passar do tempo, principalmente entre a população idosa. Isso porque eles estão há mais tempo expostos a fatores de risco ambientais, que favorecem o surgimento de mutações em células normais, transformando-as em células cancerosas.

Investir em bons hábitos de saúde, portanto, é sinônimo de prevenção, um trabalho que pode começar agora mesmo, com pequenas mudanças de hábito e estilo de vida. Além da prevenção, que é um passo muito importante contra o câncer, também é preciso buscar o diagnóstico precoce da doença, se ela ocorrer.


Cada paciente é único

O diagnóstico precoce está baseado na realização de exames e consultas que são capazes de localizar alguma alteração nas células do paciente, principalmente entre aqueles que têm o histórico de doença na família. Estar com os exames em dia, por meio da realização de check-ups regulares, é fundamental para identificar o câncer na fase inicial, quando ele ainda tem grandes chances de cura e requer um tratamento menos agressivo.


Saúde em primeiro lugar

Na luta contra o câncer, algumas atitudes e mudanças de estilo de vida garantem uma saúde mais equilibrada. Entenda abaixo o que pode ajudar a evitar os riscos da doença:


1 - Faça check-up com regularidade

Para quem tem o histórico da doença na família, é fundamental entrar em um programa de detecção precoce do câncer. Mas essa atenção também vale para aqueles que não possuem nenhum relato da doença na família. Esteja com os exames em dia e visite regularmente o médico, principalmente quando notar alguma alteração no organismo. Lembre-se sempre que quando detectado precocemente, o câncer tem maiores chances de cura, além de contar com um tratamento menos invasivo.


2 - Caminhe por 30 minutos todos os dias

Movimentar o corpo é algo que nos faz bem de um modo geral. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas realizem pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, o que dá em torno de meia hora por dia, de segunda à sexta. Esse tempo de exercício ajuda a diminuir a circulação de citocinas pró-inflamatórias no organismo e previne o câncer. Um estudo publicado no Journal of the Nacional Cancer Institute mostrou ainda que a atividade física em adolescentes reduz os níveis de estrogênio, hormônio relacionado ao surgimento do câncer de mama.


3 - Troque o chocolate da sobremesa por uma fruta

Algumas mudanças parecem difíceis à primeira vista, mas tudo é uma questão de hábito. Se você sente que precisa de um doce depois das refeições, considere incluir uma porção de fruta no lugar do chocolate, por exemplo. O consumo excessivo de açúcar faz com que o organismo libere muita insulina na corrente sanguínea, substância responsável pelo aumento da produção de citocinas pró-inflamatórias, substâncias associadas ao surgimento de diferentes tipos de câncer. Além de reduzir o açúcar, o consumo de frutas melhora a ingestão de fibras, que também protegem contra o câncer de intestino.


4 - Pare de fumar

"O cigarro mata ativa e passivamente. Ele é o maior vilão de todos, então, vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Isso já reduz o risco de câncer", afirma o oncologista Riad Younes, professor e diretor do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O tabagismo é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão no mundo, além de estimular a doença em outras partes do corpo, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, entre outros. Além da nicotina, o cigarro carrega cerca de 4720 substâncias tóxicas, sendo que cerca de 400 delas são altamente cancerígenas. O alcatrão, por exemplo, está relacionado ao câncer de pulmão, enquanto o benzeno está ligado ao câncer de fígado e leucemia. A melhor forma de se prevenir, portanto, é cortar o cigarro de vez da sua vida.

O álcool pode aumentar o risco de câncer em algumas partes específicas do corpo, como intestino, esôfago e fígado, e também potencializa os efeitos do tabaco. Por isso, cigarro e álcool são uma dupla extremamente venenosa para o organismo. Além disso, um estudo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer revelou que a ingestão diária de 18 gramas de álcool (o equivalente a duas doses, por exemplo) é suficiente para aumentar, significativamente, o risco de câncer de mama. Nos homens, a ingestão de 50 gramas de álcool por dia pode levar ao câncer de próstata, de acordo com uma pesquisa do Fred Hutchinson Cancer Research Center.


6 - Use preservativo

Nem todo mundo sabe, mas o papiloma vírus humano, o HPV, é o principal responsável por alguns tipos de câncer, como no caso do câncer de colo útero e o câncer de pênis. De acordo com Raid Younes, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é muito difícil que uma pessoa desenvolva algum destes cânceres sem ter se contaminado com o HPV anteriormente. Como o HPV é uma doença sexualmente transmissível, é imprescindível praticar o sexo seguro, ou seja, com a proteção do preservativo, mesmo durante o sexo oral.


7 - Dê preferência para comida caseira

O caminho para conquistar uma alimentação saudável passa pelas suas mãos, literalmente falando. Em vez de sempre optar pelo delivery ou comprar alimentos ultraprocessados, congelados ou prontos para o consumo, como no caso dos fast-food, experimente preparar a sua própria comida. Dessa forma, você evita que o prato final seja rico em gorduras, sódio e conservantes, que prejudicam a saúde e podem conter substâncias cancerígenas. Priorize carnes magras, como peixes e frango sem pele, e coma sempre boas porções de verduras e legumes em todas as refeições, alimentos que são ricos em fibras e também protegem o intestino contra o surgimento do câncer.


8 - Tome cuidado com o sol

Apesar de invisível ao olho humano, a radiação ultravioleta do sol é extremamente danosa à nossa pele, mesmo em dias em que ele parece estar "escondido" entre as nuvens. A principal consequência da exposição intensa e desprotegida ao sol é justamente o câncer de pele, que pode ser evitado com alguns cuidados básicos. Em primeiro lugar, é preciso evitar a praia ou locais desprotegidos nos horários em que a radiação solar é mais intensa, entre 10h e 16h. Também é fundamental investir em um bom protetor solar, já que ficar na sombra não é suficiente para se proteger do sol. Cuide-se sempre!


Fonte: Revista Saúde