19 Fevereiro

Santa Casa realiza cirurgia inédita no interior do Paraná para retirada de tumor cerebral

O tratamento dos tumores é um dos principais desafios da Neurocirurgia e, talvez, da Medicina como um todo. A cirurgia para remoção desses tumores tem apresentado avanços tecnológicos constantes como a neuronavegação (“GPS cerebral”), a microcirurgia endoscópica e a monitorização neurofisiológica transoperatória das atividades cerebrais e de nervos, técnicas essas que já são realizadas na Santa Casa de Maringá há vários anos.

O avanço mais recente para retirada de tumores cerebrais em áreas muito importantes/eloquentes do cérebro é a cirurgia com o paciente acordado durante o ato cirúrgico. Esta técnica, desenvolvida por neurocirurgiões franceses e americanos, tem sido realizada nos principais centros de referência do mundo para tratamento destes tumores.

Em novembro de 2018, a equipe de Neurocirurgia da Santa Casa de Maringá, liderada pelo neurocirurgião Dr. Cármine Porcelli Salvarani, realizou a primeira cirurgia do interior do Paraná para a remoção de um tumor intracerebral com o paciente acordado durante todo o procedimento cirúrgico e colocou a Santa Casa de Maringá entre os principais hospitais do Brasil e da América Latina no tratamento dos tumores cerebrais.

Segundo o neurocirurgião, a cirurgia com o paciente acordado (do inglês “awakebrainsurgery”) permite testar regiões do cérebro antes que elas sejam manipuladas ou removidas com o paciente fornecendo informações durante toda a operação. O objetivo desta técnica é remover o máximo de tumor com o mínimo de risco de danos neurológicos para os pacientes.

Ele explica que só é possível realizar essa cirurgia com equipamentos de última geração, porém o mais importante é uma equipe qualificada que envolve vários profissionais (anestesiologistas, neurofisiologistas e neurocirurgiões) que trabalham de forma interdisciplinar. O Dr. Cármine aproveita a oportunidade para compartilhar o sucesso da cirurgia com os colegas que trabalharam no planejamento e na execução da cirurgia: Dr. Ricardo Albuquerque (anestesiologista), Dr. Dalton Makoto Senda (neurocirurgião) e Dr. Flávio TairaKashiwagi (neurofisiologista).

A Santa Casa de Maringá se orgulha em estar na linha de frente no tratamento dos tumores cerebrais e por permitir aos profissionais que aqui trabalham o desenvolvimento contínuo do conhecimento em prol dos nossos pacientes.