NOTÍCIAS

20 Fevereiro

Umidificador de ar e seus beneficios para a saúde

Os umidificadores de ar tem como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões, assim facilitando a respiração.

Este aparelho é indicado para lugares secos, abafados e que tenham o uso constante de ar condicionado.

Normalmente durante o inverno o ar fica menos úmido em algumas regiões do Brasil e isso prejudica a saúde respiratória e pode levar ao aumento das crises de asma, bronquite e alergias. Quem já tem casos de doenças como essas deve redobrar os cuidados com o frio e ter em casa equipamentos que melhorem essa condição, para isso os umidificadores são adequados pois regulam a umidade do ar trazendo mais conforto e qualidade para quem está no ambiente onde o aparelho está ligado.



Basicamente existem 4 tipos de umidificadores:

- Umidificadores centrais: Geralmente embutidos no sistema de aquecimento ou do ar condicionado.

- Umidificadores ultra-sônicos: Trabalham produzindo uma névoa através de vibrações ultra-sônicas.

- Umidificadores evaporativos: Esse tipo usa um ventilador para soprar o ar mais úmido.

- Umidificadores vaporizados: Trabalham jogando vapor de água no ar.


Existem também umidificadores de ar quente e frio. 

Os umidificadores de ar quente trabalham aquecendo a água no seu interior e jogando no ar, esse tipo é perfeito quando o quarto é frio. Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo. Esse tipo também precisa ser limpo com frequência já que a água quente estimula o crescimento de bactérias dentro do umidificador. Você também deve ficar de olho caso tenha crianças e animais em casa, se tocado pode causar queimaduras.

Os umidificadores de ar frio tendem a fazer mais ruído do que os de ar quente, o que pode ser considerado um ruído branco e até ajudar na hora de dormir. Esse tipo de umidificador também ajuda a diminuir o calor, já que trabalha esfriando a temperatura ambiente. Também precisam ser limpos com frequência e se você tem crianças ou animais, esse tipo pode ser a melhor opção já que não vai queimar a pele quando tocado.


Agora que você já sabe o que é, quando usar, porque usar e os tipos de umidificadores, separei para você alguns dos benefícios que um aparelho umidificador de ar traz para sua saúde:


Reduz o ronco: Os níveis ideais de umidade hidrata o sistema respiratório o que pode reduzir a intensidade do ronco.

Alivia a sinusite, rinite e o congestionamento nasal: Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

Melhora de doenças rapidamente: Quer você tenha asma, resfriado ou alergias, o umidificador mantém suas passagens nasais lubrificadas o que acelera o processo de cura quando você está gripado por exemplo.

Evita o resfriado: O ar seco é o terreno perfeito para muitos vírus e bactérias que podem causar o resfriado. O nível de umidade ideal na casa é uma medida preventiva para não ficar doente durante o inverno.

Evita hemorragias nasais: Outra razão para manter suas passagens nasais úmidas e lubrificadas é para evitar de sangrar pelo nariz, especialmente enquanto estiver dormindo. Se você tem sofrido regularmente de hemorragias nasais devido ao clima seco, vale a pena uma tentativa. Muitas pessoas descobriram que um umidificador de ar faz uma enorme diferença.

Ajuda bebês a dormir e a se sentirem melhor: O ar umidificado corretamente ajuda a reduzir a poeira e a secagem das passagens de ar. Um bebê tende a dormir de forma mais confortável num ambiente umidificado, o que proporciona uma noite de sono mais tranquila não só para o bebê, mais para toda casa.

Ajuda no tratamento da apneia do sono: O uso de um umidificador durante o tratamento da apneia do sono ajuda a reduzir seus efeitos colaterais, isso porque o fluxo de ar gerado pelo aparelho CPAP é maior do que seu corpo está acostumado. Com a umidificação adequada você pode reduzir sintomas como congestão nasal e garganta seca.

Deixa sua pele mais bonita: Você também pode evitar que a pele resseque durante o sono usando um umidificador. Ao acordar pela manhã, você vai perceber que não só seu rosto parece mais flexível, mas também suas mãos e lábios não vão ficar secos e desidratados.

Remove a eletricidade estática: Quando o ar está seco, a eletricidade estática é a autora de mais frizz nos cabelos, roupas mais amassadas e até o choque que sentimos quando tocamos uma maçaneta. Elevar o nível de umidade vai reduzir o nível de eletricidade estática na casa.


Observações

É recomendado ligá-lo por 3 ou 4 horas e desligá-lo. Manter o umidificador ligado por muitas horas ao dia pode levar ao excesso de umidade nas paredes e provocar o aparecimento e mofo e bolor, assim tendo o efeito contrário ao objetivo dele.

Os umidificadores devem-se manter limpos, já que sujeiras e poeiras acumuladas podem ser foco de fungos, limpe os reservatórios de água com esponja e sabão e seque-os bem.


Fonte: Revista Ciência e Saúde