NOTÍCIAS

12 Abril

12 de Abril – Dia do Obstetra

O prazer de ajudar a trazer novas vidas a esse mundo faz com que todas as mazelas da especialidade pareçam insignificantes. O termo que identifica a profissão tem origem no latim obstare, que significa “ficar ao lado”. É exatamente isso que faz um obstetra, ele acompanha todo o processo gestacional, desde o pré-natal até o pós-parto.

Obstetrícia é a área da medicina responsável por cuidar da reprodução humana, garantindo uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos e proteção à vida das mulheres. Para isso, o profissional utiliza conhecimentos e técnicas para identificar doenças e possíveis complicações decorrentes dos procedimentos médicos, sendo capaz de intervir a tempo.


Qual a diferença entre obstetra e ginecologista?

No Brasil, a maioria dos profissionais que atuam nestas duas áreas médicas, o fazem simultaneamente, tornando mais difícil o entendimento sobre as diferenças entre elas. Isso acontece porque ginecologia e obstetrícia (GO) formam uma só especialidade. Enquanto a obstetrícia lida com os fatores relacionados à reprodução humana, a ginecologia cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero, trompas e ovários) e mamas, acompanhando a mulher desde a infância até a terceira idade.


Primeira consulta com o obstetra

O teste de gravidez deu positivo, sim você está grávida! O que muitas mulheres se perguntam: E agora, o que devo fazer? O primeiro passo é marcar uma consulta com o obstetra de sua confiança, caso não conheça nenhum profissional peça indicações de amigas e familiares.

É comum que, no início da gestação, a futura mamãe fique insegura e cheia de dúvidas — mesmo quando se trata do 2º ou do 3º filho. Afinal, cada gravidez é diferente e, com as mudanças da medicina, até mesmo o pré-natal pode ser realizado de forma diferente.

Assim, é importante levar uma listinha com todas as suas dúvidas a serem esclarecidas já na primeira consulta obstetra. Independentemente do tema, ter a resposta certa para todas as suas perguntas é o único jeito de garantir que tudo está sendo realizado da melhor forma possível para proteger a sua saúde e a do bebê.

Esse será o ponto de partida para o acompanhamento pré-natal, que consiste em consultas mensais até a 32ª semana de gravidez, depois desse período deverão ocorrer a cada quinze dias até a 36ª semana, já na reta final deverão ser semanais até o dia do parto, que em geral ocorre com 40 semanas de gestação.

As mulheres que estão iniciando essa nova fase em suas vidas se perguntam como será a primeira consulta com o obstetra. Nesse primeiro contato o médico deverá fazer uma espécie de mapeamento sobre o corpo da gestante.


Veja a seguir o que o obstetra deverá avaliar:

- Verificar peso, altura e pressão arterial.

- Realizar um exame pélvico para observar o tamanho e a posição do útero ou mesmo qualquer anomalia pélvica e também determinar as dimensões dos ossos pélvicos.

- As mamas, abdômen, tireoide e membros superiores e inferiores serão analisados.


Exames que o obstetra deverá solicitar à futura mamãe:

- Hemograma completo

- Exames para verificar doenças como sífilis, hepatite, blenorragia, rubéola, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

- Exame para descobrir tipagem sanguínea (ABO e Rh)

- Exame de urina para verificar como estão os rins.

- Papanicolau para detecção do câncer de colo do útero e HPV.


Fonte: Revista Saúde