NOTÍCIAS

14 Junho

Doação de Sangue, quem pode doar?

No dia 14 de Junho, é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Como explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, todos os dias são necessárias de 700 a 800 bolsas de sangue para atender aos hospitais paranaenses. “Para manter o atendimento, precisamos que o volume de doações seja constante, independentemente das condições climáticas, feriados ou férias”, diz Hatschbach.

No inverno, com a diminuição das temperaturas, o número de doações costuma cair, comprometendo os estoques de sangue dos hemonúcleos. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde ressalva que é importante que os doadores continuem a procurar os centros de coleta nesse período.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, também alerta para a necessidade de haver mais doadores de sangue, bem como de se manter a regularidade das coletas em todos os períodos do ano. “Quem doa sangue presta um serviço inestimável à população e merece todo nosso apreço. Devemos agradecer aos homens e mulheres do Paraná que doam sangue de forma altruísta e solidária e ajudam a salvar milhares de vidas todos os anos”, diz o secretário.

O sangue não tem substituto industrial e também não há como comprá-lo. Grande parte da população tem vontade de doar, mas muitas são as dúvidas ainda. Para ser um doador de sangue, basta procurar uma das unidades de coleta de sangue da sua região. Lá, o doador é cadastrado, responde a um questionário e passa por uma triagem clínica para verificar se a pessoa possui os requisitos para ser doador. Também é feito um exame rápido para constatar a presença de anemia. Se tudo estiver bem, é feita a coleta.

O processo demora em média 40 minutos, e em cada coleta, são retirados cerca de 450 ml de sangue. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações a cada 12 meses. Já mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo no máximo três doações no período de 12 meses.


Abaixo, foram listadas algumas das dúvidas mais comuns e mitos envolvendo a doação de Sangue:


A doação de sangue engrossa ou afina o sangue?

Há uma crença, que diz que a doação engrossa o sangue, mas isso não é verdade. O que acontece, é que o organismo leva um tempo para recuperar os componentes sanguíneos.


É preciso estar em jejum para doar?

Isso é um mito. A recomendação para o voluntário, é que tenha feito uma alimentação mais leve nas últimas três horas pelo menos.


Tenho direito a folga todas as vezes que doar sangue?

O voluntário tem direito a uma única folga por ano independentemente do número de doações que ele fizer. A folga está prevista no artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e prevê que o funcionário apresente comprovação para a falta.


Período menstrual afeta a doação?

A menstruação não impede a doação. O que determina a possibilidade ou não de doar, é o teste de anemia feito em todos os doadores na triagem.


O que é preciso para ser um doador:

- Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação);

- Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado e alimentado (Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);


Impedimentos temporários à doação

- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação

- Estar em boas condições de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias;

- Diarreia: aguardar 7 dias após a cura;

- Ter tomado vacina há menos de 30 dias;

- Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias;

- Não estar em período de gravidez (90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;);

- Não estar em período de amamentação (Se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral, 12 meses após a retirada);

- Não ter visitado cidades endêmicas (que têm epidemia de dengue, zika, chikungunya e febre amarela) nos últimos 30 dias.

- Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.


Impedimentos definitivos à doação

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas;

- Hepatite viral após os 10 anos de idade;

- Diabetes insulinodependente;

- Epilepsia ou convulsão;

- Hanseníase;

- Doença renal crônica;

- Antecedentes de neoplasias (câncer);

- Antecedentes de acidente vascular cerebral (derrame);

- Uso de drogas injetáveis ilícitas.


Orientações após a doação

- Repouso de 15 minutos para evitar mal estar;

- Beber bastante líquido;

- Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação;

- Se tiver febre, diarréia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunicar imediatamente o Banco de Sangue.


Bancos de Sangue

Para tornar-se um doador e se informar sobre os endereços dos bancos de sangue acesse o site Movimento "Eu Dou Sangue" pelo endereço:

http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/.


Fonte: Ministério da Saúde