NOTÍCIAS

07 Abril

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. Essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 1948. O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde.

A data é celebrada desde o ano de 1950 e, a cada ano, apresenta um tema a ser trabalhado por meio da realização de campanhas que objetivam a conscientização das pessoas sobre os diversos aspectos da saúde. Entre os temas já trabalhados, podemos citar a segurança alimentar, no ano de 2015; depressão, em 2017; saúde para todos, em 2018; e cobertura universal de saúde, em 2019.

 No Brasil, celebra-se também o Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto.


Dia Nacional da Saúde

No Brasil, além da celebração do Dia Mundial da Saúde, também se celebra o Dia Nacional da Saúde. Essa data objetiva conscientizar a população a respeito da importância da educação sanitária, entre outros aspectos que possam promover um estilo de vida mais saudável.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado anualmente em 5 de agosto. A data foi escolhida como forma de homenagear o médico e cientista, nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz.

Oswaldo atuou na luta pela erradicação de diversas epidemias no Brasil, como a febre amarela e a varíola. Ele foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde, no ano de 1903, e fundou, no ano de 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em Instituto Oswaldo Cruz no ano de 1908.


O que é saúde?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Diante disso, é importante destacar que a saúde não é responsabilidade de apenas um setor, sendo essencial a participação de diferentes setores da sociedade para que toda a população possa ter acesso a ela.

É importante destacar que, segundo a Lei 8.080, de 1990, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Ainda, segundo a lei, “os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”


O que fazer para ter saúde?

A saúde envolve bem-estar físico, mental e social. Assim, com atitudes simples, cada indivíduo pode atuar na melhoria de sua qualidade de vida, alcançando um melhor estado de saúde. São exemplos:

- Manter uma alimentação saudável;

- Realizar, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas diárias;

- Evitar o uso de drogas, sejam elas lícitas, sejam ilícitas;

- Participar de atividade culturais e esportivas;

- Realizar atividades ao ar livre;

- Manter um bom convívio social.


Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma agência especializada das Nações Unidas que foi criada em 7 de abril de 1948, por intermédio da ratificação de seus estatutos pelos 26 membros das Nações Unidas. A Organização Mundial de Saúde foi criada com o objetivo de lidar com as questões relacionadas à saúde.

Assim, a OMS atua proporcionando cooperação técnica na busca de alcançar seu objetivo, que é garantir a todos os povos o mais alto padrão de saúde. Diante disso, atua na luta contra doenças, em favor do saneamento, capacitação de trabalhadores na área de saúde, formulação de políticas de medicamentos e pesquisa biomédica, entre outros.

'