NOTÍCIAS

19 Janeiro

Provas para Residência Médica 2022 da Santa Casa de Maringá tem recorde de inscritos.

O edital foi aberto no final de 2021 e contou com mais de 120 inscritos que concorrem a vagas nas especialidades de Clinica Médica (06 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (03 vagas), Pediatria (02 vagas), Ortopedia e Traumatologia (02 vagas), Medicina Intensiva Adulto (02 vagas) e Nefrologia (02 vagas).


Foi o maior número de inscritos na Santa Casa de Maringá desde a criação do programa, e a cada ano é crescente a busca dos profissionais que querem realizar a sua Residência Médica aqui, isso se deve em grande parte pela qualidade do ensino e acompanhamento nas práticas médicas além da reconhecida qualidade dos serviços prestados que transformaram a Santa Casa em referência para muitas especialidades.


Você sabe o que é uma Residência Médica?


A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977. A legislação prevê uma carga horária de, no máximo, 60 horas semanais, incluindo 24 horas de plantão, descanso obrigatório de 6 horas após plantão noturno de 12 horas e, ao menos, um dia de folga semanal e trinta dias consecutivos de repouso por ano de atividade.


A Residência Medica foi Instituída pelo decreto  80.281, de 5 de setembro de 1977. Veja:

Art.  A Residência em Medicina constitui modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço em regime de dedicação exclusiva, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. §  Os programas de Residência Médica serão desenvolvidos, preferencialmente, em uma das seguintes áreas:  Clínica Médica;  Cirurgia Geral;  Pediatria;  Obstetrícia e Ginecologia;  Medicina Preventiva e Social.