15 Maio

Comunicado Crise de Abastecimento

Prezados Pacientes e Acompanhantes

Em virtude da crise nacional de abastecimento a Santa Casa de Maringá, tomará algumas medidas para garantir o atendimento aos pacientes internados:

• Cirurgias eletivas: Serão canceladas as cirurgias eletivas devido à redução no abastecimento de gases medicinais, materiais e medicamentos de fornecedores
    de outras cidades. Os critérios para os cancelamentos foram definidos pela Coordenação do Centro Cirúrgico e Anestesiologia, essa medida será tomada
    para que possamos manter o atendimento essencial aos pacientes internados, bem como urgência/emergência, que possam ser encaminhados da rede.

• Banhos: Será trocado o sistema de aquecimento solar, que depende de gás, para aquecimento elétrico, que pode trazer a diminuição da temperatura da água.

• Exames Laboratoriais: *Atualizado 25/05/18 - Devido ao estoque reduzido de reagentes para realização dos exames,

a partir de 26/05/18, em decorrência da crise de abastecimento o laboratório da Santa Casa de Maringá não realizará atendimento externo. Para os pacientes internados, Urgência e Emergência o atendimento acontecerá normalmente.

Os atendimentos serão normalizados assim que os estoques de reagentes estiverem com seu volume normalizado.

• Alimentação: Poderá haver mudanças no cardápio, porém continuarão sendo feitas de acordo com orientações de nutricionistas conforme os alimentos disponíveis.

Pedimos a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso no cuidado com os pacientes, porém a crise de abastecimento afetou a todos nós.

Não mediremos esforços para continuarmos nosso trabalho de atendimento assistencial aos pacientes de Maringá e região que necessitam de nossos cuidados.

Tão logo o abastecimento de todos os insumos sejam normalizados voltaremos a rotina convencional.

Santa Casa de Maringá

*Contingência encerrada em 05/06/2018