01 Janeiro

Mala da Maternidade: O que levar

Durante a gravidez, as futuras mamães imaginam como será quando chegar a hora do seu bebê nascer. Neste tempo, surgem muitas dúvidas, que vão desde a preocupação com os sintomas do parto, até dúvidas do que levar ao hospital no grande dia.

O corpo se prepara no decorrer da gestação e quando se inicia o terceiro trimestre, é natural algumas mães começarem a sentir contrações.  Ainda assim, existem também as chamadas falsas contrações de treinamento, que não são ritmadas, pois ainda é muito cedo para o bebê nascer. Elas ocorrem apenas para que o corpo comece a se preparar para quando chegar a hora.

O espaço vai ficando mais apertado e os movimentos do bebê vão diminuindo cada vez mais, até ele entrar em posição de nascimento, com a cabeça encaixada nos ossos da pélvis.

A partir daí, o parto pode acontecer a qualquer momento e pode ser facilmente confundido com outros desconfortos como diarreia, azia e até mesmo fortes dores na lombar.

Com isto, a partir da 36º semana de gestação é aconselhável que as malas para levar ao hospital já estejam prontas. Assim, a mãe, quando entrar em trabalho de parto, já estará preparada e focada apenas no que vem pela frente.

São vários os itens recomendados a ter consigo no grande dia, e para evitar esquecer alguma coisa, preparamos uma lista com sugestões do que não pode faltar:

Para as mães:

- Camisola ou pijama com abertura na frente para facilitar a amamentação;

- Calcinhas grandes e confortáveis;

- Chinelo ou sandália de dedo;

- Sutiãs de amamentação;

- 2 pacotes de absorvente do tipo noturno;

- Roupas para saída do hospital.

Para o bebê:

- 4 macacões;

- 4 bodies ou camisas tipo pagão;

- 4 calças com pé (mijão);

- 1 manta ou cobertor;

- Meias;

- Fraldas de tecido;

- 2 pacotes de fraldas descartáveis.

Produtos de higiene pessoal:

- Escovas de cabelo;

- Xampu;