Institucional

HISTÓRICO

O nascimento da Santa Casa, no início da década de 50, resultou do compromisso do padre João Jansen, de Maringá/PR e a anuência do Bispo Dom Geraldo Proença Sigaund, de Jacarezinho/PR, em melhorar as precárias condições de saúde dos trabalhadores rurais da região.
Em julho de 1954, num galpão abandonado, é inaugurado o ambulatório Nossa Senhora de Fátima, com 10 leitos. Um ano depois recebe o registro de Entidade de Fins Filantrópicos, renovado anualmente até os dias atuais.
A busca incessante de recursos e mão-de-obra especializada, sob coordenação de Dom Jaime Luís Coelho, Bispo de Maringá na época, possibilitou a construção de 81 leitos, do Centro Cirúrgico e Obstétrico. Entretanto, com o crescimento acelerado da cidade e região, a Diocese precisava de mais recursos para atender a demanda crescente de pessoas. Procurou, então, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, uma Congregação alemã, fundada em 1850 pelo Irmão Pedro Friedhofen, para administrar o hospital. Desde 1970, a Santa Casa de Maringá conta com a Irmandade na sua direção.
Em 1992 termina o 6ª pavilhão e a primeira fase do projeto, com a Maternidade, Pediatria, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, consultórios médicos, Unidade e Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo e de Recursos Humanos, Compras, em pleno funcionamento.
Hoje, além do atendimento à comunidade, a Santa Casa atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências. Para isso dispõe de 60% de seus leitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Santa Casa está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde em nosso país. Nossas competências e conhecimentos estão a serviço dos pacientes de Maringá, região e Estados vizinhos.
 

MISSÃO


Promover a qualidade de vida, para todos, através de atendimento cristão, humanizado e especializado na área de saúde, visando uma sociedade saudável.

VISÃO


Ser referência Estadual como organização hospitalar, líder e moderna, destacando-se pela excelência de serviços em saúde, até 2015.

QUALIDADE

Buscar e oferecer serviços com qualidade, seguindo padrões estabelecidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade, para melhor atendimento ao cliente e antecipação às tendências de mercado.

CLIENTE: O FOCO

A Santa Casa direciona e define seus processos para o ponto de vista do cliente, tendo como seu diferencial competitivo o atendimento de  qualidade aos cliente em todos os níveis (internos e externos).

VALORES


• Valorizar os princípios cristãos, segundo os ideais da Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.
• Empreendedorismo com visão de futuro.
• Desenvolvimento e crescimento.
• Trabalhar em equipe e compartilhar resultados.
• Capacitação e desenvolvimento de pessoas.
• Respeito pelo patrimônio.
• Ambiente alegre e saudável.

  • Nosso Endereço
  • Rua Santos Dumont, 555 - Maringá - PR
    CEP: 87050-100
    Telefone: 44 3027.5633
    comunicacao@santacasamaringa.com.br