SANTA CASA DE MARINGÁ

Acreditamos na Vida

SANTA CASA MARINGÁ

A história da Santa Casa de Misericórdia de Maringá se desenvolve a partir da necessidade do cuidado com a saúde dos doentes, o que vem de encontro ao carisma do Beato Pedro Friedhofen: “cuidar dos enfermos com caridade cristã. ” (Mt 25,36)


Pedro Friedhofen nasceu na Alemanha em 25 de fevereiro de 1819. Ficou órfão de pai e mãe ainda criança. Na juventude, aprendeu o ofício de limpador de chaminés, garantindo o seu sustento, o de sua família e ajuda aos pobres. Sua vida foi muito breve por conta da tuberculose que lhe acometera em função do seu trabalho. Faleceu em 21 de dezembro de 1860.


Sentindo de perto a dor e o sofrimento das pessoas doentes, decidiu consagrar-se a Deus, e juntamente com outros jovens de mesma vontade, fundou a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora em 1850, na cidade de Weitersburg (Vaitersburgo), Alemanha, num pequeno casebre de mais ou menos 30 metros quadrados.


Os anos se passaram e o carisma de Pedro Friedhofen consolidou-se, e, avançando para águas mais profundas chegou ao Brasil, em Maringá-PR, no ano de 1953 com a vinda de cinco Irmãos alemães a convite de Dom Geraldo Proença Sigaud, para cuidar dos doentes na Santa Casa de Maringá.


Esta instituição, de caráter filantrópico, voltada para o cuidado da saúde, surgiu na década de 50 com o objetivo de melhorar as precárias condições de saúde dos trabalhadores rurais da região, resultado do compromisso de pessoas iluminadas por valores cristãos e humanitários preocupadas com o bem estar físico e espiritual dos enfermos.


Desde a sua fundação até os dias atuais, a Santa Casa de Maringá vive um contínuo processo de evolução e desenvolvimento nas suas estruturas físicas e de pessoal, ou seja, o que antes era um minúsculo ambulatório de 10 leitos, se tornou um grande hospital com 266 leitos, referência para a população de Maringá e região.


Missão 
“Cuidar das pessoas promovendo saúde e bem estar, norteados por princípios cristãos.”

Visão
“Ser reconhecida pela excelência na prestação de serviços na área de saúde.”

Valores 
"Amor ao próximo;
Respeito;
Ética;
Transparência;
Qualidade;
Responsabilidade Social e Ambiental."


Atualmente administrada pelos Irmãos da Misericórdia Maria Auxiliadora juntamente com um time de gestores, dentre esses: Superintendente, Gestores, Gerentes, Supervisores e Coordenadores, técnicos, administrativos e demais áreas, colaboradores diretos na vivência do carisma do Beato Pedro Friedhofen.


Atendemos a comunidade em parceira com os gestores públicos nas esferas Federal, Estadual e Municipal, dispondo de mais de 60% dos leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), entendendo que parceria público-privada traz grandes benefícios à população por meio da prestação de serviços de qualidade norteados pelos princípios da Política Nacional de Humanização.