NOTÍCIAS

04 Novembro

Saiba mais sobre a conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que acontece porque a parte branca dos olhos, que é revestida por uma membrana transparente chamada conjuntiva, pode inflamar e assim causar a conjuntivite. Além disso, a conjuntivite também pode ocorrer com a inflamação do interior das pálpebras.

Uma das causas mais comum da doença é o pólen espalhado no ar, sendo classificada como conjuntivite primaveril, ou febre do feno. A conjuntivite também pode ser causada por reações alérgicas a fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, poluição e etc.

Ela também pode ser desenvolvida por vírus ou bactérias. Nestes casos ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos pessoais contaminados.



Os principais sintomas são:


> Inflamação em um ou nos dois olhos;

> Olhos vermelhos e lacrimejantes;

> Pálpebras inchadas;

> Sensação de areia ou de cisco nos olhos;

> Secreção com pus (conjuntivite bacteriana);

> Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);

> Coceira nos olhos;

> Dor ao olhar para a luz;

> Visão borrada;

> Pálpebras grudadas ao acordar.


O tratamento da conjuntivite é feito depois de ser identificado o que causou a doença. Os cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da inflamação.

No caso da conjuntivite bacteriana o tratamento inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e o quadro pode ficar mais grave.

Já para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Qualquer que seja o caso é muito importante lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que primeiro deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.


Para a se prevenir:


> Evite espaços pequeno com muitas pessoas, piscinas de academias ou clubes;

> Lave com frequência o rosto e as mãos;

> Não coce os olhos;

> Use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos, ou lave todos os dias as toalhas de tecido;

> Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;

> Não se automedique;

> E caso estiver com conjuntivite, troque as fronhas dos travesseiros diariamente.


Fonte: Ministério da Saúde