NOTÍCIAS

05 Maio

Dia Mundial de Higienização das Mãos

Lavar as mãos adequadamente é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a transmissão tanto do novo coronavírus (covid-19) como de outras doenças. A fim de conscientizar a população mundial sobre a importância da limpeza constante dessa parte do corpo, a OMS definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Essa prática – de lavar as mãos – se tornou um dos principais assuntos da atualidade devido à crise internacional do novo coronavírus. Para o dermatologista Erasmo Tokarski, as pessoas se tornaram mais conscientes e exigentes com os cuidados das mãos por causa da pandemia, mas ele salienta que esse hábito precisa continuar até mesmo após o controle da covid-19.

“De certa forma, a pandemia fez com que as pessoas se tornem mais conscientes e exigentes com o cuidado das mãos. E para nós, profissionais da saúde, o mais importante é sempre a higienização. O álcool em gel pode ser utilizado na ausência da possibilidade da limpeza, mas a lavagem com água e sabão é fundamental”, informou Erasmo Tokarski.

O médico afirma que lavar as mãos acertadamente é uma prática bastante efetiva tanto para o controle de infecções como para a prevenção da transmissão de microorganismos.

Levar alimentos ou objetos contaminados à boca também é bastante danoso à saúde das pessoas. Por conta disso, Erasmo Tokarski alerta que “é importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada”, complementou o doutor.

Questionado sobre a quantidade de vezes que as mãos devem ser lavadas diariamente, Erasmo afirma que cada caso é diferente. “As pessoas devem higienizar as mãos no mínimo 3 vezes por dia, que seria antes do café do manhã, do almoço e do jantar. Outras vezes quando for necessário, o que depende muito da profissão de cada um. Portanto, não existe um número exato de vezes porque depende muito do trabalho e do ambiente que o indivíduo se encontra”, ressaltou o médico.


Na lavagem das mãos, tem jeito certo para fazer?

Sim! Primeiramente, não basta molhar as mãos e esfregar rapidinho com um pouquinho de sabão. Se você faz isso e acha que realizou a lavagem das suas mãos, está enganado. Você pode ter tirado a sujeira visível, dessa forma, mas não eliminou vírus e bactérias presentes em suas mãos.


- Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.

- Aplique na palma da mão a quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos e ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si.

- Esfregue a palma da mão direita contra o dorso (costas) da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.

- Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais (entre os dedos).

- Esfregue o dorso (costas) dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

- Esfregue o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

- Esfregue as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.

- Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.

- Enxague as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Seque as mãos com pano limpo ou toalha individual (se possível).


Veja as partes que mais esquecemos durante a lavagem das mãos:



Para lavar as mãos, qualquer sabonete serve?

Sim, pode ser o sabão ou sabonete que você tem em casa (por exemplo: sabão de coco ou sabão neutro também servem). Não precisa ser nenhum especial.


Por quanto tempo devo lavar as mãos?

Segundo a OMS, a lavagem das mãos com água e sabão de forma correta, demora entre 40 a 60 segundos, ou seja, é aproximadamente o tempo de cantar um “parabéns para você“. Faça o teste, além de se divertir bastante estará cuidando da sua saúde.


Devo usar água quente na lavagem das mãos?

Não é necessário! Use água em temperatura normal mesmo, isso vai te ajudar a evitar o ressecamento de suas mãos por exemplo. Lembre-se sempre de usar água corrente, ok?


Após a lavagem das mãos com água e sabão preciso usar álcool em gel 70%?

Também não é necessário. Se você fez o processo de lavagem das mãos corretamente, como explicado acima, suas mãos já estão limpas e livres de vírus e bactérias.


Fonte: Anvisa e OMS