19 Maio

Dia Mundial de Doação de Leite Humano: entenda como doar

Ao longo dos últimos 15 anos o Brasil comemora o dia 19 de maio como o "Dia Mundial de Doação de Leite Humano". O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando assim o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais de todo o país.

O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano afirma que o Brasil é hoje uma referência para todo o hemisfério norte com a tecnologia que foi desenvolvida aqui, formando essa que é uma verdadeira rede de proteção à vida "De tudo o que a gente pode fazer - tubos, aparelhos, tecnologias -, o leite materno é insubstituível, é primordial, e é com ele que a gente vai conseguir ganhar a louca batalha da vida contra a morte. O nosso desafio é fazer da doação um ato de amor, de entendimento ao próximo."

Esse amor a jornalista Laís Sass, 31, de Manaus (AM), mãe do Pedro, 4 anos, e de Mariana, 2 meses, conhece bem: ela doou leite durante a primeira lactação e agora repete o ato com sua recém-nascida. Fazendo as contas por cima, ela acredita já ter tirado cerca de 50 potes de 300 ml de leite, que foram doados aos bebês que mais precisam.

De acordo com o Ministério da Saúde, um pote desse tipo pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia! Claro que quanto mais leite for doado, melhor. Porém, não é exigido um volume mínimo de leite materno para doação. Qualquer quantidade é importante. "Dependendo do peso do prematuro, 1 ml de leite materno já é o suficiente para nutri-lo a cada vez que ele for alimentado. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, quase 2 milhões de bebês foram beneficiados com a doação de leite materno no Brasil.

Laís conta que o desejo de doar leite a acompanhou desde a primeira gravidez: "Eu torcia para ter bastante leite porque sempre quis ajudar outros bebês." A jornalista reconhece, no entanto, que fazer a doação foi bem mais fácil quando morava em Jundiaí (SP) do que está sendo em Manaus. Isso fazia com que o volume doado fosse muito maior do que agora que estou morando em Manaus. Aqui precisei pedir ajuda na internet para encontrar os locais onde doar e já cheguei a jogar vários potes fora por não conseguir sair de casa", conta. Recentemente ela conversou com a pediatra sobre a dificuldade para levar o leite ao hospital e foi então orientada sobre os bancos de leite da cidade. "O pediatra tem papel fundamental nesse processo, pois existem muitas mães que querem doar, mas nem sempre a doação se concretiza", reflete. Laís pretende prosseguir com a doação, pois quer que outros bebês cresçam tão saudáveis quanto os seus filhos. "Leite materno é o melhor alimento que eles podem receber. E fazer parte disso me faz muito bem!", diz.

SAIBA COMO DOAR

Antes de fazer a ordenha, a mama deve ser lavada apenas com água e, sem seguida, seca com uma toalha limpa. Para evitar a contaminação, as doadoras devem tomar o cuidado de cobrir os cabelos com um lenço ou usar uma touca. O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo, e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado até o Banco de Leite mais próximo da sua casa. Ao todo, são 225 bancos de leite espalhados pelo Brasil e 212 postos de coleta, que é onde as doações podem ser entregues. Para encontrar o local mais próximo de você, você pode ligar para o Disque Saúde no 136. É muito fácil doar leite, primeiro você precisa estar amamentando e estar bem de saúde. Também é preciso ter disposição, paciência porque é preciso um cuidado a mais, especialmente na hora da higienização.

EM MARINGÁ, SAIBA ONDE DOAR

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá

Endereço: Avenida Mandacaru, 1590, Jardim Parque das Laranjeiras.

Mais informações: https://pt-br.facebook.com/bandodeleitehumanomga/

Em respeito às orientações de saúde e às normas que visam à diminuição da circulação das pessoas, houve uma readequação no atendimento do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá (BLH/HUM). Desde o dia 26 de março, às mulheres que estão amamentando e que tenham dúvidas ou estejam enfrentando dificuldades na amamentação passam a ser atendidas a distância, por vídeo, áudio e mensagens, por meio do celular (44) 99720-5237, de segunda à sexta-feira, de 13 às 19 horas. Para doação de leite e cadastramento de doadoras o telefone é (44) 3011-9174 ou 3011-9447.

A coleta de leite em domicílio continua sendo feita, em períodos e dias alternados, bem como o trabalho interno de pasteurização de leite e distribuição do leite pasteurizado aos hospitais de Maringá e região.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Governo do Estado do Paraná