23 Outubro

Santa Casa de Maringá terá serviço de Hemodinâmica

Os modernos aparelhos do Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Maringá chegaram ao Hospital dia 08 de outubro. O novo serviço deve estar disponível aos pacientes nas próximas semanas.

A Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é uma especialidade da Cardiologia. Consiste em procedimentos diagnósticos que permitem a avaliação da dinâmica da circulação cardíaca, assim como sua anatomia, pela inserção de cateteres e injeção de meios de contrastes, assim como procedimentos terapêuticos em artérias coronárias (angioplastias) e valvares.

“Ao diagnosticar e localizar uma obstrução arterial por meio de cateterismo, é possível realizar rapidamente o tratamento mais adequado. A velocidade entre o diagnóstico e o tratamento, é um fator fundamental para o prognóstico do paciente em grande parte dos casos”, explica o cardiologista Fábio Peixoto, chefe da Hemodinâmica da Santa Casa de Maringá.

“Além de ser utilizado em casos de emergência, o cateterismo é um valioso instrumento para o diagnóstico preventivo”, diz o médico.

Outros importantes benefícios da Hemodinâmica são a rápida recuperação do paciente, a redução de complicações e a possibilidade de tratamento de pacientes idosos ou com doenças crônicas graves. Com esses métodos, não é necessário submeter o paciente ao risco de uma cirurgia invasiva.

Vale lembrar que o equipamento pode ser utilizado por outras especialidades, na realização de procedimentos em região cerebrais, tórax, abdome e pernas, para tratamentos como angioplastias, implante de stents, embolização de aneurismas, tumores e outros defeitos vasculares, além de tratamentos de arritmias e implantes de marcapasso.

O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa atenderá também nas especialidades de Neurorradiologia Intervencionista e Vascular.

O Superintendente da Santa Casa de Maringá, José Pereira, considera que “a chegada desse equipamento consolida a Santa Casa de Maringá como o maior e mais completo hospital da região de Maringá. O Serviço de Hemodinâmica era o que ainda faltava ao hospital”.

A Hemodinâmica é um Serviço de Alta Complexidade e que exigiu importantes investimentos por parte da Santa Casa. O equipamento adquirido é um Artis Zee Floor, da Siemens, importado da Alemanha. Trata-se de equipamento de última geração, sendo esta uma das poucas unidades disponíveis no sul do Brasil.

Inicialmente este novo Serviço da Santa Casa estará disponível com exclusividade aos pacientes da própria operadora, o Santa Casa Saúde. Mas já houve manifestação por parte da prefeitura de Maringá para a habilitação deste Serviço para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim que aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, o processo de habilitação segue para sanção da Secretaria Estadual da Saúde e, posteriormente, do Ministério da Saúde.

“Inaugurar este serviço na Santa Casa é a realização de um sonho antigo. A comunidade Santa Casa, Diretoria, funcionários e Corpo Clínico, comemoram uma grande conquista. E Maringá ganha mais um serviço de excelência”, diz José Pereira.