NOTÍCIAS

21 Setembro

Santa Casa promove ação do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Com o objetivo de incentivar a inclusão, acolhimento e a conscientização, foi realizado no Auditório Dom Jaime Luiz Coelho o evento “Projeto Incluir+”.

A abertura foi realizada pela Fanfarra da APAE. Foram realizadas duas palestras, a primeira com o tema “Inclusão Social e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”, com a coordenadora do Programa de Pessoas com Deficiência da Agência do Trabalhador de Maringá. A segunda palestra foi proferida pelo advogado Pedro Mendes, com a temática “Capacitismo: Como Quebrar Esse Paradigma?”.

O diretor-presidente da Santa Casa de Maringá, Rafael Carregosa, ressalta a importância de discutir a temática. “A exclusão sempre esteve presente na nossa sociedade, desde os tempos de Jesus, quando os órfãos, as viúvas e os estrangeiros eram excluídos. Atualmente na nossa sociedade, o número de excluídos aumentou porque muitas vezes pelas aparências julgamos as pessoas como incapazes, mas é ao contrário porque as pessoas com algum tipo de deficiência nos mostraram o contrário, são muito inteligentes e capazes. Primeiro temos que conhecer as pessoas sem fazer um pré-julgamento e depois acolher e ajudar”.

O coordenador da Pastoral Hospitalar, Joel Santos Souza, destaca a importância de olharmos para nós mesmos antes de julgarmos o próximo. “Se fizermos uma reflexão e olharmos para dentro de nós, vamos ver que ninguém é perfeito, mas aos olhos de Deus somos obra perfeita, então nenhum de nós tem defeito, somos todos iguais”.