11 Junho

No dia do aniversário, Santa Casa de Maringá recebe Consagração Pública

A Santa Casa de Misericórdia de Maringá completa 70 anos nesta terça-feira, 11, e foi homenageada na Câmara Municipal de Maringá. O hospital recebeu o título de Consagração Pública Municipal, considerada a maior honraria destinada a uma entidade e foi indicada pelo vereador Sidnei Telles.

A Santa Casa foi representada pelo diretor presidente, Irmão Rafael Carregosa, e pelo Superintendente Administrativo, José Pereira. Lideranças e colaboradores também prestigiaram a cerimônia.

O vereador Sidnei Telles enalteceu a formação da Santa Casa desde o início. “Na época que a Santa Casa foi fundada, Maringá tinha apenas 7 anos, estava engatinhando e hoje se tornou este grande hospital. Era tudo muito difícil e a Congregação de Misericórdia de Maria Auxiliadora nos ajudou muito porque não haviam recursos para manter um ambulatório voltado para as pessoas de baixa renda. Hoje a Santa Casa é referência para as Santas Casas do Brasil, como um case de sucesso”.

O diretor presidente da Santa Casa de Maringá, Irmão Rafael Carregosa, valorizou o trabalho de todas as pessoas que auxiliaram no crescimento do hospital. “Essa homenagem que recebemos hoje é um reconhecimento que a Santa Casa presta um serviço à comunidade. Desde a chegada dos cinco irmãos, em 1953, tiveram muitas dificuldades no início e conseguiram superar as adversidades. Enalteço também os 12 presidentes que me antecederam e as parcerias com o município, Governo Estadual e Governo Federal, além de nossos colaboradores e médicos. Sem eles não seríamos nada”.

O superintendente administrativo da Santa Casa, José Pereira, “Hoje completamos 70 anos e estar aqui é uma oportunidade de representar todos que auxiliaram o hospital ao longo dos anos. Se estamos aqui é porque um grupo de pessoas idealizou um hospital de caridade, que começou pequeno, com dez leitos e hoje temos mais de 300. Esta homenagem se estende também aos nossos colaboradores e corpo clínico, pois são o nosso maior valor”.