NOTÍCIAS

06 Setembro

Setembro Amarelo: Santa Casa de Maringá abraça projeto Cartas Amarelas

Durante o mês de setembro os colaboradores da Santa Casa de Maringá encontram um varal repleto de cartas amarelas em um dos corredores do hospital. As cartas trazem mensagens de consolo, apoio e incentivo e foram escritas por voluntários de todo o país. O conteúdo foi previamente avaliado por uma rede de psicólogos, também voluntários de diversas regiões brasileiras.

O objetivo é que os colaboradores parem, retirem uma mensagem de acolhimento e até reduzam a tensão do dia a dia. “Esta é uma ação importante dentro de um hospital, onde os picos de estresse podem ser maiores, já que os colaboradores lidam com morte e vida diariamente. É importante trazer essa valorização e reconhecimento”, explica a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional do RH da Santa Casa, Victoria Delivio.

É a primeira vez que a instituição adota o projeto que foi criado em Maringá em 2017 e no ano seguinte foi expandido para o país. Por meio do site www.cartasamarelas.com.br, a comunidade é convidada a enviar mensagens de apoio que depois serão distribuídas por empresas parceiras. As ações não têm fins lucrativos.

Para participar, a Santa Casa entrou em contato com os administradores da ação e recebeu um book de cartas que foram instaladas no varal. Conforme as cartas vão sendo retiradas, os espaços são preenchidos com novas mensagens. “Mal começamos e teve uma colaboradora que passou por mim e contou que retirou uma carta com uma mensagem que parecia ter sido escrita para ela. Isso é gratificante”, destaca Victoria.

Além das Cartas Amarelas, a Santa Casa promoverá palestras de conscientização sobre saúde mental para os colaboradores, vai espalhar cartazes e distribuir os laços da campanha Setembro Amarelo. Os funcionários também contam com atendimento psicológico oferecido pela instituição.