HISTÓRICO

O nascimento da Santa Casa, no início da década de 50, resultou do compromisso do padre João Jansen, de Maringá/PR e a anuência do Bispo Dom Geraldo Proença Sigaund, de Jacarezinho/PR, em melhorar as precárias condições de saúde dos trabalhadores rurais da região.

Em julho de 1954, num galpão abandonado, é inaugurado o ambulatório Nossa Senhora de Fátima, com 10 leitos. Um ano depois recebe o registro de Entidade de Fins Filantrópicos, renovado anualmente até os dias atuais.

A busca incessante de recursos e mão-de-obra especializada, sob coordenação de Dom Jaime Luís Coelho, Bispo de Maringá na época, possibilitou a construção de 81 leitos, do Centro Cirúrgico e Obstétrico. Entretanto, com o crescimento acelerado da cidade e região, a Diocese precisava de mais recursos para atender a demanda crescente de pessoas. Procurou, então, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, uma Congregação alemã, fundada em 1850 pelo Irmão Pedro Friedhofen, para administrar o hospital. Desde 1970, a Santa Casa de Maringá conta com a Irmandade na sua direção.

Em 1992 termina o 6ª pavilhão e a primeira fase do projeto, com a Maternidade, Pediatria, Clínica Médica e Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, consultórios médicos, Unidade e Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico e Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo e de Recursos Humanos, Compras, em pleno funcionamento.

Hoje, além do atendimento à comunidade, a Santa Casa atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências. Para isso dispõe de 60% de seus leitos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde em nosso país. Nossas competências e conhecimentos estão a serviço dos pacientes de Maringá, região e Estados vizinhos.

MISSÃO

Cuidar das pessoas prestando serviços médico-hospitalares com qualidade e sustentabilidade, promovendo saúde, bem-estar e conhecimento, norteados por princípios cristãos e responsabilidade social.

VISÃO

Ser referência estadual como organização hospitalar, líder e inovadora, até 2020, destacando-se pela excelência de serviços especializados em saúde.

QUALIDADE

Buscar e oferecer serviços com qualidade, seguindo padrões estabelecidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade, para melhor atendimento ao cliente e antecipação às tendências de mercado.

CLIENTE: O FOCO

A Santa Casa direciona e define seus processos para o ponto de vista do cliente, tendo como seu diferencial competitivo o atendimento de  qualidade aos cliente em todos os níveis (internos e externos).

• Amor ao próximo.
• Respeito.